sábado, fevereiro 22


Ø          
          ANÁLISE DO CAPÍTULO  9.1-9 ( Livro de Ezequiel.

           (O CASTIGO INFLIGIDOS A JERUSALÉM.)

“1Então eu o ouvi clamar em alta voz: “Venham! Aproximem-se os homens convocados para destruir esta cidade. Venham armados e prontos para o combate!”2Em resposta ao seu chamado, surgiram seis homens vindos pelo portão superior, do lado norte. Cada um deles estava armado com um machado de guerra, e no meio dos seis guerreiros havia um homem vestido de linho. Na sua cintura levava material para escrever. Eles entraram no templo e ficaram ao lado do altar de bronze. 3Nisso, a glória do Deus de Israel abandonou o lugar onde havia ficado até então, acima dos querubins no lugar santo, e se moveu para a entrada do templo. Então o Senhor chamou o homem vestido de linho que levava o material de escrever 4e disse a ele: “Dê uma volta pelas ruas de Jerusalém, e faça um sinal na testa de todas as pessoas que choram e gemem de tristeza por causa de todos esses horríveis pecados que o povo anda cometendo”. 5Ouvi também quando ele ordenou aos outros seis: “Vão atrás dele e matem, sem dó nem piedade, todas as pessoas cuja testa não esteja marcada. 6Matem a todos — velhos, rapazes, moças, mulheres e crianças —, acabem com eles! Mas não toquem nas pessoas que tiverem a marca na testa. Comecem o seu trabalho aqui mesmo com as autoridades que estão na frente do meu templo! 7Então o Senhor ordenou: “Deixem o templo imundo de sangue; encham de mortos o pátio! Agora saiam pelas ruas de Jerusalém!” Os guerreiros saíram e mataram muita gente na cidade. 8Quando eles terminaram de cumprir as ordens, fiquei sozinho no templo. Então eu me ajoelhei, abaixei o rosto até o chão e, chorando, perguntei: “Ah, Soberano Senhor! Será que o Senhor vai destruir todo o povo de Israel, lançando a sua ira contra Jerusalém?”9Ele me respondeu: “Os pecados e desobediências de Israel e Judá são grandes demais. A terra está cheia de derramamento de sangue de gente inocente; a injustiça é que manda em Jerusalém. Eles dizem para si mesmos: ‘O Senhor abandonou o seu povo; ele não vê o que fazemos’. 10Por isso eu não terei misericórdia deles, não terei pena. Devolverei todo o mal que fizeram, castigarei Israel por todos os seus pecados, um a um”.11Então o homem que carregava o estojo de escrivão apresentou-se ao Senhor e disse: “Já cumpri as suas ordens!”
Ø  
EXEGESE DO TEXTO

V1- os homens convocados para destruir esta cidade. -  São os 7 ANJOS , que cumprem os julgamentos divinos. (surgiram seis homens vindos pelo portão superior, do lado norte. Cada um deles estava armado com um machado de guerra,)  São em número de seis anjos executores, + UM  ANJO ESPECIAL.
Ø  Conforme => Apocalipse.8.2;6 “2E eu vi os sete anjos que ficam diante de Deus, aos quais foram entregues sete trombetas. 6Então os sete anjos com as sete trombetas prepararam-se para tocá-las.
V2-.... e no meio dos seis guerreiros havia um homem vestido de linho. Na sua cintura levava material para escrever.  (Um  ANJO especial, o sétimo, que tem nas mão o poder de livrar, e marcar os  JUSTOS, que  não irão morrer junto com os infiéis).    Isto simboliza que Deus tem um relatório perpétuo das atitudes humanas, para saber quem são os  JUSTOS.

Ø     CONFORME O V4.4e disse a ele: “Dê uma volta pelas ruas de Jerusalém, e faça um sinal na testa de todas as pessoas que choram e gemem de tristeza por causa de todos esses horríveis pecados que o povo anda cometendo”.

Na Vulgata Latina de S. Jerónimo traduziu::  (Assinala com uma cruz .(Tav) pronúncia= ( tau) no alfabeto grego antigo, essa letra  tem exatamente a forma de uma cruz. ( )
Obs.: O sinal na testa é a marca dos que sentem tristezas pelos seus pecados, e desgosto pela rebelião da nação contra Deus. São os retos de coração.  Significa que o castigo não atingirá a todos indistintamente; Ele poupará os inocentes

CONFORME => PROVÉRBIOS 28.1313Quem procura esconder seus pecados não prospera, mas quem confessa e abandona seus pecados alcança misericórdia.

CONFORME=> MATEUS 25.31-34; 41 Mas quando o Filho do Homem vier em sua glória com todos os anjos, ele se assentará no seu trono de glória celestial. 32Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, 33e colocará as ovelhas à sua direita, e os bodes à sua esquerda.34“Então o Rei dirá àqueles à sua direita: ‘Venham, benditos do meu Pai, para o Reino preparado para vocês desde a criação do mundo. 41“Então ele se voltará para aqueles que estiverem à sua esquerda e dirá: “Fora daqui, malditos”, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos.

V5-“”. 5Ouvi também quando ele ordenou aos outros seis: “Vão atrás dele e matem, sem dó nem piedade, todas as pessoas cuja testa não esteja marcada. 6Matem a todos — velhos, rapazes, moças, mulheres e crianças —, acabem com eles! Mas não toquem nas pessoas que tiverem a marca na testa.

SIGNIFICADO:  O JULGAMENTO É: SEM A CRUZ  MORTE;  COM A CRUZ  É VIDA É LIVRAMENTO

Ex. Gálatas 6.17 “17Daqui por diante ninguém procure discutir comigo sobre estas coisas, pois eu carrego em meu corpo as cicatrizes de Jesus”
OBS.:  A MARCA DO CRISTÃO É A CRUZ.
Efésios 2.16 “16Como membros do mesmo corpo, desapareceu o rancor que tínhamos um contra o outro, pois ambos fomos reconciliados com Deus. E assim, finalmente, a inimizade se acabou na cruz.

Ø        QUEM  NÃO É DE CRISTO, VAI RECEBER A MARCA DA BESTA .

(Apocalipse 13.16-17Depois ela exigiu que todos — grandes e pequenos, ricos e pobres, escravos e livres — fossem marcados com determinado sinal na mão direita ou na testa. 17E ninguém podia comprar ou vender sem aquele sinal, que era o nome da besta ou o número do nome dela em código. 

V6....Comecem o seu trabalho aqui mesmo com as autoridades que estão na frente do meu templo! 7Então o Senhor ordenou: “Deixem o templo imundo de sangue; encham de mortos o pátio! Agora saiam pelas ruas de Jerusalém!”

O JULGAMENTO COMEÇA COM AS AUTORIDADES RELIGIOSAS,

  Lucas 12.47) 4847“Aquele servo que conhece a vontade do seu patrão e não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitos açoites. 48Mas todo aquele que sabe que a sua conduta é má, será castigado com poucos açoites. A quem muito é dado, muito será exigido; e a quem foi confiado muito, deste muito mais será pedido.

V8....Os guerreiros saíram e mataram muita gente na cidade.

NOTA:  Esta é uma visão. -  Deus revelou claramente ao profeta, que a destruição de Jerusalém aconteceria por sua  vontade.  A destruição foi feita pelo exercito da Babilônia, seis anos depois desta visão.

V9 9Ele me respondeu: “Os pecados e desobediências de Israel e Judá são grandes demais. A terra está cheia de derramamento de sangue de gente inocente; a injustiça é que manda em Jerusalém. Eles dizem para si mesmos: ‘O Senhor abandonou o seu povo; ele não vê o que fazemos’. 10Por isso eu não terei misericórdia deles, não terei pena. Devolverei todo o mal que fizeram, castigarei Israel por todos os seus pecados, um a um”.

Obs.: O CORAÇÃO DO POVO NÃO PERTENCIA MAIS A DEUS!
Ø                       NA AUSÊNCIA DE UM REI TEMENTE E RELIGIOSO, O POVO VOLTOU AO PAGANISMO.
Ø                       ELES NÃO ERAM INOCENTES, ELES TINHA RECEBIDO A LEI DE MOISÉS.

Exodo 20.2-5 “Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu tirei você do Egito, onde você foi um povo escravo.3“Não creia nem adore outros deuses, além de mim.4“Não faça ídolos. Não ofereça cultos a imagens de qualquer coisa em cima no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. 5Não adore nem se prostre diante de nenhuma imagem, pois eu sou o Senhor, seu Deus. Sou Deus zeloso e castigo filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

CONCLUSÃO:  A  vida  do profeta  Ezequiel fornece uma sequência de experiências e
fatos que se tornam lições para nós hoje.

1-    Algumas profecias eram cenas de visões que detinham um significado muito especial para o seu povo.

Exemplo:
a)    A promessa de um Pastor fiel –( Capitulo 34.1-31)
b)    A Punição das Nações - (Capitulo 35.1 a 36.7)
c)    Os propósitos da restauração da terra  - ( 36.8-38)
d)    A imagem profética de Restauração Vale.de Ossos Secos (Cp 37.1-14)

2-    O restabelecimento da Verdadeira Adoração em Israel (47.1 a 46.24)
a)    O Novo templo ( 40.1 a 43.12)
b)    A nova adoração (43.13 a 46.24)

ASPECTOS INTERESSANTES:
A maior parte do que Ezequiel desse se cumpriu, mas ainda há outras que estão para se cumprir


LCS/22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: